Por que utilizar jogos no meio corporativo?

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O mercado tem se adequado e passado por transformações significativas, principalmente quando nos referimos aos treinamentos nas organizações, pois, as empresas exigem que seus colaboradores entendam a verdadeira necessidade dos treinamentos e tenham habilidades no momento de desenvolvimento tanto individual quanto de suas equipes.

Hoje nós utilizamos inúmeras ferramentas e técnicas para treinar e desenvolver pessoas, os jogos corporativos têm tido papel de destaque entre elas.

Utilizar jogos durante os treinamentos pode dinamizar o processo de aprendizado e mesclar a teoria com o material lúdico apresentado aos participantes. A imersão no aprendizado pode ser mais efetiva, juntar as duas coisas, conteúdo e prática tem a finalidade de treinar pessoas e entender o lado humano na resolução e gestão de conflitos, como os colaboradores trabalham em grupo e quais seus papéis e etc.

Os jogos estruturados para exercitar os aspectos que a empresa deseja abordar sem a postura altiva dentro do ambiente organizacional, promovem momentos onde os resultados apresentados pelos participantes foram fruto das suas próprias escolhas, esforços e gestão dos conflitos que o jogo apresenta. Ou seja, se o participante deseja mudar o resultado final, é preciso que ele mude seu modo de se relacionar com o jogo, mudando também sua postura diante das ocasiões.

A escolha do jogo corporativo

A escolha do jogo adequado não é tão simples quanto parece. “Escolhemos o jogo de acordo com a necessidade específica que a equipe precisa desenvolver. É extremamente importante que neste momento haja uma abertura junto com o cliente para observarmos o cenário atual, desafios, estrutura, o momento atual, os comportamentos, habilidade e atitudes que precisam ser fortalecidos ou transformados. A partir deste diagnóstico, junto com o cliente escolhemos o jogo que será mais efetivo e trará a abordagem necessária para propiciar a mudança. Muitas vezes nós já temos em portfólio algo que se adequa, mas em alguns casos, construímos de acordo com a necessidade do cliente”, explica Regina Lucena, diretora de empresa adepta aos jogos corporativos..

A escolha não adequada de jogo que será utilizado por uma empresa pode gerar um transtorno para seus colaboradores. Para que o jogo seja memorável, além da ambientação, o mais importante é fazer uma boa tradução desse jogo para a realidade do cliente.

Como mensurar a efetividade dos jogos corporativos?

Os jogos corporativos são grandes termômetros de processos de mudança. Eles trazem a consciência, o “o quê” as pessoas talvez ainda não saibam. Quando feitos de forma isolada, como uma ação pontual, é preciso ser bastante assertivo no comportamento que os colaboradores precisam transformar ou adquirir. “Uma forma de mensurar é fazer uma pesquisa sobre o que foi trabalhado, como uma pesquisa de clima. Ou quando estamos com uma área comercial e precisamos promover a motivação para atingir um resultado, podemos medir pelo próprio desempenho da equipe”, descreve Regina Lucena.

É importante dizer que um comportamento precisa ter para ser trabalhado ao longo do tempo. “O jogo corporativo é muito mais efetivo quando é utilizado dentro de um programa de desenvolvimento ou de incentivo, nos quais podemos ter mais ações, presenciais ou não, com abordagem de comunicação visual, e que garantem que o participante esteja recebendo todo o apoio para que haja a transformação”, comenta Regina.

Aprendizagem Imersiva

Nos últimos dois anos, a aprendizagem imersiva vem ganhando espaço nas organizações através do uso de jogos corporativos aplicados ao treinamento e desenvolvimento, porém não como um ambiente completo.

Para Miguel Pierre, Chief Business Officer da Sábia Experience, empresa de tecnologia e inovação educacional que desenvolve e implanta uma plataforma corporativa de educação imersiva no Brasil, as organizações perceberam que a disseminação do conhecimento através do aprendizado por experiências tem se tornado o método mais eficaz para as novas gerações compõem a força de trabalho atualmente.

A Metodologia

Baseada na neurociência e na metodologia da experienciação, as soluções da Sábia, de acordo com Miguel Pierre, Chief Business Officer, trazem o storytelling e a gamificação como foco da ampliação de resultados.

Essa metodologia de educação imersiva tem sua base conceitual e metodológica nos conceitos de Economia da Experiência e da Transformação, no Experiential Learning e Educação Imersiva.

A partir desses conceitos, a empresa desenvolveu uma metodologia própria de trabalho colaborativo e aprendizado por experiência, propiciando, de forma sustentável e sistemática, o cultivo de redes de transformação. A metodologia “CRIA” reflete o processo cognitivo e educacional que acontece no cérebro: deparar-se com situações concretas (mapa situacional atual), refletir sobre elas (análises a partir de cenários, estudos de caso e experiências pessoais e do grupo), imaginar soluções (planejamentos, ações estratégicas, enfim o poder de vislumbrar e prospectar) e, por fim, agir (ações balizadas por informações ricas e estratégicas).

““Atrair, converter, reter e transformar pessoas e atitudes”, essa é a filosofia das soluções que essa plataforma de educação imersiva proporciona. Sua capacidade de retenção do conhecimento traz resultados imediatos, pois a vivência do aprendizado gera experiência comportamental e atitudinal”, finaliza Miguel.

Fonte de informações: Revista EBS – Eventos Business Show

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